Cordas

As cordas são a voz do instrumento, cuide bem delas e obtenha sempre o melhor da sua harpa.

Mantenha sempre um jogo de cordas para emergência. Hoje em dia não é tão difícil importar cordas e elas não são tão caras como antigamente.

Aconselho a manter as cordas emergenciais apenas como emergenciais, se forem trocar todas as cordas da harpa usem um jogo novo. Não faz sentido usar suas cordas velhas de emergência (para reposição completa) e logo ter que comprar outro jogo novo de cordas que será encostado para emergência. Estas cordas novas vão ficar velhas e você estará sempre usando cordas velhas na sua harpa. Eu sei que dá dó usar um jogo novo inteiro para trocar assim de uma vez só, mas o resultado é sempre gratificante.

Verifique a qualidade das cordas

Deslize a ponta dos dedos na cordas para sentir sua qualidade. As cordas boas tem uma superfície bem lisa (sem caroços) e desliza nos dedos com facilidade.  A corda seca (que não desliza com facilidade) pode já não oferecer uma resistência muito boa. Procure utilizar a melhor região da corda na area útil central do instrumento (quando possível) se a corda estiver machucada ou quebrada em alguma região, procure usar essa região para o nó ou para ficar na região acima dos  pinos de apoio. As cordas de tripa são feitas de fibras naturais (tripa de carneiro), a qualidade delas varia bastante, portanto é comum aparecer alguns ciscos visivelmente aparentes, ou alguns carocinhos. Tente evitá-los, mas se aparecer em exagero, reclame.

  • Nem toda corda amarelada está velha, mas toda corda velha fica amarelada.

Guarde suas cordas em saquinhos tipo ziplock (ou os originais que vem da loja) sempre seladas (antes de selar o saquinho tire todo o ar que está lá dentro). Guarde em local protegido do sol e umidade excessiva.

Não deixe suas harpas “cabeludas” (aqueles restos de corda enrolados ou espetando os olhos dos outros), é feio, dá uma impressão de descuido. Corte o restante da corda bem rente ao pino e guarde o que sobrar para futura troca em local apropriado.

Se precisar fazer uma emenda, faça uma emenda apenas se o nó ficar acima dos pinos de apoio, nesta região o nó não prejudicará a sonoridade (figura ao lado).

Ao final deste artigo coloquei o tutorial de como fazer uma emenda segura (a pedidos).

Não utilize fogo para cortar a corda. Tenha sempre um alicate junto as cordas de emergência. O fogo vai esquentar e prejudicar tudo o que está ao redor, mesmo que você não note.

Abaixo vai um tutorial de como dar nós nas cordas de tripa ou nylon da harpa. Este tutorial tem autoria mas está autorizado a ser copiado e utilizado em  salas de aula, ou internet. A autoria é minha (incluindo os desenhos), portanto se usarem, coloquem meus créditos que fico feliz. Para copiar é só clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e esolher salvar imagem como. (aliás, se salvar vai visualizar melhor, que aqui com o layout do blog, a imagem fica distorcida)

Como emendar uma corda

Por Angélica Vianna

Se for copiar o conteúdo, lembre-se de informar a autoria (dê créditos)

Autor:
Datum: segunda-feira, 19. abril 2010 1:31
Trackback: Trackback-URL Tópicos: Artigos, Dicas

Feed de Comentários: RSS 2.0 Comente Este artigo

28 Comentários

  1. 1

    Angélica, você se esqueceu de ensinar o nó para emendar uma corda na outra.

  2. 2

    Ok, mais tarde amanhã eu acrescento.

  3. 3

    Fiz meu dever de casa, o post já está editado e com novas figuras.

  4. 4

    Valeu. Agora é só esperar nunca precisar de usar esse artifício. . .

  5. 5

    Que profissionalismo!Parabéns pelo trabalho!

  6. 6

    Meu Deus…to fazendo das tripas coração com falta de corda aqui…ate tentei, ha algum tempo atras, fazer uma emenda de corda aqui, que aprendi no femusc…mas ficou uma caca!! Temos 17 harpas…acho que apenas 3 estão com todas as cordas!!!
    Mas esse post é MUITO bom…já que eu nunca precisei trocar 4ª oitava p baixo…assim q precisar esta na mão :)
    valeu!!!

  7. 7

    Com tanta harpa, realmente vai ser complicado mantê-las encordoadas. Ou, com tanto empresário bomzinho por aí, bem que podiam doar alguns encordoamentos.

  8. 8

    Pois é…por ai mesmo…eu fiz como você sugeriu em outro post…abaixei toda a afinação de 12 harpas e coloquei nas caixas, a maioria faltando corda de 2ª e 3ª oitavas. As cinco que são pra ficar na Scar mesmo não é diferente…é na base do remendo rsrs, eu inclusive tenho qe tirar corda de uma harpa e colocar em outra, assim posso manter pelo menos uma harpa disponível pra estudo…ja passei a relação de cordas a pra comprar faz algumas semanas…mas até agora nada! Meu repertório de gambiarra esta ficando escasso rsrsrs

  9. 9

    Argos, deixe a relação das cordas que você mais precisa e vamos ver se conseguimos fazer alguma coisa por vocês, dependendo posso enviar algumas cordas que tenho aqui.

  10. 10

    Oi Angélica. Estamos com falta de três fatores importantissimos e fundamentais para o desenvolvimento de harpistas, e qualquer ajuda de qualquer pessoa é bem vinda: estamos sem material, sem cordas e sem professor. Se alguém ler esse comentário e quiser ajudar entre em contato comigo.
    Bom as cordas que nós não temos mais são:
    2ª Oitava
    G, A, B, C, D, E
    3ª Oitava
    G,B,D,E
    4ª Oitava
    G,A,D,E
    5ª Oitava
    G
    Descula usar o espaço pra isso Angélica. Mas também agradeço pela ajuda! Sou muito grato!

  11. 11

    Angelica,pra te agradecer muito por ter vindo regular as loiras de Cwb;hoje levei um travesseiro de visco-elástico(maravilha,esses travesseiros!) pra velha Ana Maria Braga viajar bem sentada mas…já tinha ido.Me diz depois se experimentou o silicone,o que achou?As hps cabeludas,me poupam procurar corda se estouram no concerto,é feio mas acho prático assim.Obrigado,fico muito feliz que foi-se o tempo do “tá baixo ou tá alto?” e da regulagem c serrote e martelo.Valeu!

  12. 12

    Angelica, muito prazer em me comunicar com voce. Veja só, ha alguns anos ganhei uma harpa paraguaia, modelo goyzes de 36 cordas, toda estragada, com cordas arrebentadas, faltando algumas, as unicas existentes ja estavam bem duras sem qualquer condição de afinamento. Levei pra reforma e restauração e nao consigo encontrar as cordas pra comprar. Ja procurei em varias lojas daqui de goiania, sao paulo, rio de janeiro, brasilia sem sucesso. Gostaria de saber se vc tem algum endereço ou telefone aonde posso contatar para comprar as cordas. Se vc puder me ajudar ficarei muito grata.
    Atenciosamente. Carmem

  13. 13

    Oi Carmen, sinto muito mas não sei onde se encontra cordas para harpa Paraguaia, as cordas da sua harpa são muito diferentes das minhas, e só sei onde se compra cordas das harpas tradicionais. Acho que o Johnathan pode te ajudar já que o tio dele fabrica harpas Paraguaias, vou pedir para que ele entre em contato com você.
    Um abraço

  14. 14

    OI Angélica vianna,sou um curioso na arte da luthieria e por esses dias ganhei de um amigo a planta de uma harpa celta de 22 cordas,comecei a construi-la e estou quase terminando,mas agora me deparei com dois problemas: como comprar cravelhas e cordas? Queria saber se você pode me ajudar?
    Obrigado pela atenção.

  15. 15

    Bom dia Angélica, como vai?
    Saberia me informar onde posso comprar o jogo de cordas para harpa paraguaia?
    Obrigado

  16. 16

    Todos os lugares que costumo comprar cordas ou que conheço são dedicadas às harpas tradicionais clássicas. Não conheço o mercado das Harpas Paraguaias, não sou uma boa fonte parar informar sobre elas. Seria muito bom se algum harpista de harpa Paraguaia aqui no Brasil formasse um blog de informações, recebo muitas perguntas sobre este instrumento, mas não tenho contato nenhum com as harpas Latinas ou seus profissionais. As poucas informações que obtive do instrumento foram dos congressos de harpa que participei no exterior. Assim mesmo eram pouquíssimos os harpistas que tocavam esse instrumento.

  17. 17

    Oi Angélica, onde posso comprar um jogo de cordas para harpa Aoyama??
    Obrigada pela atenção.

  18. 18

    boa tarde, estava procurando quem restaura harpas, e enncontrei seu blog… gostaria de saber se vc pode me ajudar, quero restaurar uma mas nao sei onde levo,,,, é dificil…. tem que trocar todas as chaves… mto obrigado

  19. 19

    Olá Cerqueira, qual estado você se encontra? Qual o tipo de harpa você possui?

  20. Manoel Vieira Caixeta
    domingo, 10. agosto 2014 19:01
    20

    Gostaria muito de um professor de harpa paraguaia aqui em Brasilia. Alguem conhece? Obrigado.

  21. Manoel Vieira Caixeta
    domingo, 10. agosto 2014 19:07
    21

    Gostaria muito de um professor de harpa paraguaia aqui em Brasilia. Alguem conhece? Meu telefone é 6191021010 Obrigado.

  22. 22

    Alguém sabe onde posso comprar cordas para harpa clássica? Desde já agradeço

  23. 23

    Olá Angélica Vianna, gosto muito do seu trabalho.
    Gostaria de saber se você conhece alguém que vende cordas para uma Harpsicle de 29 cordas.
    Obrigado.

  24. 24

    quero comprar uma harpa achei uma harpa paraguaia usada e antiga por 1500 reais e achei uma nova por 1439 reais qual eu devo comprar me ajuda por favor por eu nao entendo muito de harpa

  25. 25

    Angélica,estou querendo fazer minha própria harpa,pois tenho conhecimento de marcenaria.Como faço para estar adquirindo uma planta de harpa? Obs…a planta do mercado livre(Ocana) não é tão explicativa,você conhece alguma outra?

  26. 26

    Boa noite Angélica! Assim como o amigo Paulo Souza sou marceneiro e luthier e estou querendo fazer uma harpa paraguaia, tem algum lugar que consigo comprar um projeto com plantas e tudo mais? Desde Já agradeço!

  27. 27

    Pessoal, bom dia…

    Alguém sabe de algum lugar que eu possa vender uma harpa paraguaia?

    Ela precisa de reforma…e cordas…mas gostariamos de vender.

    Espero que possam ajudar…

    Abraços

  28. 28

    Bom dia Angélica! estou precisando comprar cordas para harpa celta… pois estou construindo uma, e não encontro em lugar nenhum, onde eu encontro por favor… Obrigado.

Deixe seu Comentário